O Sínodo Nordeste Gaúcho na história

Nossa história como Igreja é marcada por migrações. Em 1824 chegaram os antepassados alemães que iniciaram de forma intensa a colonização e a confissão luterana. Entre eles, muitas famílias de agricultores e artesãos.

Chegaram com seus sonhos e sua história. A maioria dos membros de nossas comunidades é descendente dessa gente humilde e persistente. A Bíblia, o hinário e o livro de orações eram, muitas vezes, o que alentava sua esperança quando a saudade e o desespero superavam a bravura. A fé se vincula à cultura. A tradição foi, muitas vezes, o gancho para não perder o pouco que se conseguiu trazer da raiz.

Somente 125 anos após a chegada dos primeiros evangélico-luteranos ao Brasil, formou-se a Federação Sinodal, quem em 1968 - 19 anos mais tarde constituiu-se numa Igreja Nacional, caracterizada por um forte movimento de êxodo rural. Sabemos que quem sai da roça e vai morar na cidade, leva junto também as suas tradições e seus costumes.

Em fevereiro de 1997, no Concílio Extraordiinário de Ivoti - RS, aconteceu a nova mudança na estrutura da IECLB. A Igreja organizou-se em 18 Sínodos, cada um deles recebendo a responsabilidade de planejar e dinamizar o trabalho eclesiástico na sua área geográfica. O Sínodo é uma estrutura a serviço das comunidades e paróquias. É esta sua razão de existir.

 

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br