João 2.1-11 - 2º Domingo após Epifania - 17.01.2016

Caderno de Cultos 2016

17/01/2016

17/01/2016- 2º DOMINGO DE EPIFANIA
Pregação: Jo 2.1-11; Leituras: Is 62.1-5; 1 Co 12.1-11
Missionário Felipe Kessler – Alto Garças - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam bem-vindos/as ao nosso culto. Alegramo-nos com a presença de todos. Que possamos aproveitar ao máximo este momento de celebração e encontro com irmãos e irmãs que compartilham a fé em Cristo.
Acolhemos também os/as visitantes que se encontram entre nós. O nosso desejo é que vocês possam se sentir bem em nosso meio.
Queremos acolher a todos com as palavras do nosso Senhor onde diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” João 10. 27-28.

CANTO DE ENTRADA
Nº 260 – HPD 1 – Cantai ao Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Realizamos o nosso culto em nome e na presença de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 161 – HPD 1 – Em nada ponho a minha fé

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
(Ficar um momento em silêncio e incentivar que cada pessoa faça sua oração de confissão pessoal)
Deus de amor, temos recebido a vida de Ti e somos gratos por isso. Sabemos também que Tu és santo e digno de louvor. Contudo, reconhecemos diante de Ti que somos pecadores e estamos afastados de Ti. Nosso pecado, cometido contra o Senhor, contra nosso próximo e contra nós mesmos, é que nos afasta de Ti. Assim sendo, reconhecemos nosso estado de pecadores e clamamos pelo teu perdão, em nome de Jesus Cristo perdoa-nos. Ensina-nos a Te buscar para andarmos em novidade de vida. Em nome e Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A quem confessa sinceramente seu pecado, a Palavra de Deus anuncia: ‘Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor a mim e dos teus pecados não me lembro’ (Is 43.25).
KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus com seu perdão, nos voltamos para as dores do mundo no qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angustia de toda a criação. Por isso queremos rogar juntos para que Deus tenha piedade. Assim também nos comprometemos a sermos instrumentos de transformação, que Deus quer usar no mundo. Cantemos: Tem Senhor piedade (3x).

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos ao nosso Deus glorificando o Seu Santo nome, porque Ele nos ouve e nos move a sermos diferentes nesse mundo.
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e de misericórdia nos reunimos na tua presença porque cremos que só tu podes dar um rumo à nossa vida. Reunimo-nos diante da tua face porque cremos que nos enxergas, nos carregas, nos perdoas e enxugas nossas lagrimas. Dá-nos o Espírito Santo, para acolhermos com fé e devoção a tua Palavra neste dia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 62.1-5

2ª Leitura Bíblica: 1 Co 12.1-11


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 213 – HPD 1

PREGAÇÃO

CONVIDADO PARA A FESTA
- O Evangelho de João nos relata uma festa de casamento – ler Jo 2.1-11.
- Jesus Cristo estava presente e fez um milagre ali (pois tinha poder e autoridade de Deus – Mt 28.18b).
* milagres de Jesus: - varias curas: cegos, surdos, leprosos, ... - - poder sobre a natureza: acalma a tempestade, anda sobre a água. - - ressurreição: Lázaro, filha de Jairo, filho de uma viúva.
* este é primeiro milagre de Jesus Cristo (v 11) segundo os relatos bíblicos – neste contexto de casamento, temos uma orientação de Deus que o casamento (estado matrimonial/conjugal) é honroso para Deus e Ele honra o casal.
* Gênesis 2.24 nos dizem qual casamento que agrada a Deus – depois Jesus e também o apóstolo Paulo reafirmam isso e ensinam sobre a família.
- IMPORTANTE: o casamento é uma condição que afeta profundamente a felicidade (física, emocional e espiritual) de duas pessoas – havendo compromisso entre ele, ela e Deus.
- o casamento que preza o temor a Deus, ali há testemunho de amor um pelo outro, de fé em Deus, das Suas bênçãos e honra. (temor no sentido bíblico de honrar, respeitar, amar, buscar e confiar a Deus).
- o casamento que despreza o temor a Deus, acaba desmoralizando a Deus e um ao outro. (esses 2 casos, vale para ele e ela).
- O povo de Israel tinha festas anuais: Páscoa, pães sem fermento, das semanas (Pentecostes - colheita), das cabanas (fim da colheita).
- os relatos bíblicos mostram que há épocas em que diversão e regozijo (satisfação) são lícitos (permitidos) e até necessários.
- naquela época, o casamento era festejado por vários dias.
- a família de Jesus tinha estreito relacionamento com as famílias dos noivos; pois Maria, Jesus Cristo e seus discípulos foram convidados.
- em quantas festas estamos presentes (pequenas ou grandes) e Cristo também esta ali (pela sua onipresença e por nós seus seguidores).
- na festa em Caná, houve um problema – grave – faltou vinho.
- ali Jesus acaba realizando o milagre – transforma água em vinho – bom vinho (v. 10)
- v. 9 – o milagre aconteceu – bem no silencio – longe de tudo que possa parecer ‘magia’ – não precisou de publico para aplaudir.
- o milagre não é o ‘filho preferido’ da fé, mas aos que tem fé em Deus tem o privilegio de crescer com milagres que experimentamos.
- quantas vezes, nas festas em que estamos, acontecem problemas?
* tem vezes que acaba o gás, a luz, os temperos, os pratos, ... e damos ‘jeito’ de resolver. * tem vezes que Deus realiza milagres e nem percebemos ou acabamos não dando valor e honra a Ele.
- mostremos que, nas festas que promovemos (como família, empresa ou igreja) que Cristo é o convidado especial: orando em gratidão ou cantando uma música de refeição cristã ou citando um versículo bíblico.
- assim como as pessoas da festa de Caná se alegraram na companhia e milagre (bênção) de Jesus Cristo; Ele continua nos servindo com Seu amor – que nos alegra, sustenta na fé, nos edifica e compromete (com Ele, com o próximo, com nosso cônjuge).
HINO
Nº 286 – HPD 1 – Obrigado, Pai celeste

CONFISSÃO DE FÉ
Crendo neste Deus que nos tem amado imensamente, queremos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 209 – HPD 1 – Deus sempre me ama

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Deus Todo-Poderoso, seja a sua força e o seu escudo, o seu cântico e o seu descanso em todos os dias da sua vida. Amém.

ENVIO
Vamos e sirvamos ao Senhor conforme a sua Palavra.

CANTO FINAL
Nº 118 – HPD 1 – Deus vos guarde


Autor(a): Felipe Kessler
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36420
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br