Animados pela fé no Deus da vida e pelo desafio de planejar em conjunto a vida da Igreja, os participantes da VII Assembléia Sinodal, reunidos em Araras/Petrópolis, RJ, entre os dias 17 e 18 de maio, afirmaram e anunciaram com alegria e esperança: “Nosso mundo tem salvação”, como diz o tema da IECLB para o ano de 2003.
Considerando a realidade adversa e difícil em que se encontra a nossa sociedade, onde tudo nos leva a pensar que o mundo não tem salvação, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se põe como sinal do plano salvífico de Deus para homens e mulheres, que com os apóstolos na fragilidade própria da condição humana, dizem: Senhor, salva-nos, se não perecemos.
Confiantes no amor de Deus, devemos nos lançar aos desafios que se afiguram à nossa frente, sabendo que uma comunidade salva, deve servir com alegria. Procurando a justa medida de ser sal na Terra.
Logo, importa não só ver as dificuldades somente, ou aquilo que nos agride ou choca-nos, enquanto cidadãos e filhos de Deus. Como lembrou o pastor Nestor Friedrich em sua explanação pela manhã de sábado, importa ver os sinais do novo, confiar que “Deus enxugará todas as lágrimas” (Ap.21, versículo 4) e intervir, juntando novas cadeiras à mesa da salvação.
Nesse sentido, a criação de novas paróquias em um tempo de crise e pouca esperança é um refrigério. A Assembléia saúda às jovens paróquias, como a do Vale do Paraíba, e a constituição do segundo Pastorado em Juiz de Fora e em Cosmópolis.
Estes frutos, fruto do esforço de homens e mulheres que se empenharam, respondendo com ousadia e espirito missionário – insistente - à descrença, comprovam a nossa certeza de que, a partir de nossa experiência cristã-evangélica de luteranos, devemos proclamar em alto e bom som que este mundo ainda é do Senhor.