Mensagem da Presidência da IECLB para a Sexta-Feira da Paixão 2020

09/04/2020


Mensagem da Presidência da IECLB para a Sexta-Feira da Paixão 2020

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

Irmãos e Irmãs
Saúdo vocês, desejando que a graça, a paz e a bondade de Deus sejam luz e sustento para a vida.

A Sexta-feira Santa nos coloca diante da imagem mais forte e marcante da história da humanidade: ela nos coloca diante de Jesus crucificado. É uma imagem que choca, provoca, desafia. Como você se posiciona diante do crucificado? Como compreende a morte de Jesus?

A cena da crucificação, descrita no Evangelho de Mateus, inclui outras imagens que nos ajudam a compreender o sentido da morte de Jesus. Mateus 27 narra que a terra escureceu. Escuridão tem um profundo significado simbólico. Ausência de luz simboliza tempo de dúvida e desorientação. É tempo de medo, de preocupação, de cautela e de perguntas: Deus, onde estás? A escuridão traz um tempo de dúvidas e incertezas, assim como o Coronavírus está fazendo conosco neste momento.

Em meio à escuridão, Deus vem ao nosso encontro. Não é um caminho fácil. Jesus é humilhado, desprezado, cuspido, ofendido. Deus sofre por nós, cada um e cada uma de nós. Ver com o coração e com os olhos da fé significa saber que, do outro lado da escuridão, está Deus.

A imagem da cruz choca, mas ela nos traz uma certeza: foi este o caminho que Deus escolheu para tocar o nosso coração e nos levar para junto de si. A cruz é o lugar onde o céu e a terra se encontram. A cruz é a esquina que abre várias direções: ou vamos ao encontro de Deus, apesar da escuridão, ou fugimos dele ou o ignoramos, nos tornamos indiferentes. A cruz também revela quem de fato somos: pessoas pecadoras que necessitam do perdão e da graça de Deus.

Jesus se entrega e se sacrifica por amor à humanidade. Os guardas que vivenciam a cena estão convencidos: ele é verdadeiramente o Filho de Deus! Em seu sacrifício de amor, Jesus derrama o seu sangue para vencer a morte e dar esperança e vida. Toda a sua obra é para nos conceder vida. Tocados e tocadas pelo amor de Deus, podemos nos dedicar ao serviço à vida. Em meio à morte, surge a vida, a nova vida. Que esta nova vida seja nossa busca constante.

Oração
Deus, dá-nos força, fé e ousadia para viver e testemunhar aquilo que revelaste na cruz. Enche-nos de sabedoria e convicção para testemunhar o teu amor. Dá capacidade para colocar as nossas mãos e os nossos dons para ajudar na transformação do que precisa ser mudado. Guarda-nos sob a tua bênção e proteção. Amém.

Que a paz e a bênção de Deus acompanhem vocês e guardem vocês. Amém. 

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br