Meditação da semana

O Louvor em meio às situações difíceis

13/06/2024

“Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.” Salmo 66.1-2

O louvor e o canto fazem parte da vida comunitária da igreja. Mas não somente nos domingos, quando a comunidade se reúne e entoa canções a Deus; mas também no dia a dia, quando as situações não são tão boas, o louvor tem um significado especial. Neste salmo, somos chamados e chamadas para louvar ao Senhor como reconhecimento do seu poder e bondade.

Quando cantamos, a alegria invade o nosso coração, nos alegramos porque esse é o Deus que escuta as orações e as responde. Ele não se importa e não se preocupa com o tamanho da nossa dificuldade e de que forma fará para nos livrar do problema. O que nos sustenta é saber que podemos estar seguros e seguras de sua atuação em nosso favor e que, por isso, devemos louvá-lo e convidar a todas as pessoas para que façam o mesmo.

Louvamos a Deus por tudo o que Ele faz na nossa vida e por tudo aquilo que nós podemos ver, como o salmista nos convida no verso 5: “Venham e vejam as obras de Deus”. Admirando as obras de suas mãos, somos conduzidos e conduzidas a levantar a nossa voz e a entoar louvores. Como não louvar um Deus tão criativo, cuidadoso e amoroso?

Quando atravessamos um mar de desolação, precisamos lembrar que “a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!” Efésios 3.20. Um belo exemplo do poder de Deus através dos louvores são as palavras de Paulo em Atos 16.25: “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.” Deus opera através dos louvores. Deus nos ouve. Isso nos faz lembrar sobre todas as vezes que, aparentemente sem solução nenhuma, o Senhor proveu livramento e nos conduziu no caminho da Sua vontade.

Querido irmão, querida irmã. Deus ouve e atende um coração contrito e confiante, que tem sempre nos lábios o louvor, afinal, a nós compete o louvor: Louvar é parte essencial do ser humano, e Deus é o único digno de todo o louvor e toda a honra.

Oração: Bondoso e Amado Deus. Com o coração alegre e agradecido, queremos te louvar porque és um Deus bondoso, Pai querido, e fiel em cumprir as tuas promessas e, acima de tudo, porque atendes a nossa oração e o nosso louvor. Queremos te bendizer por todas as obras das tuas mãos. Fica conosco. Fortalece a nossa fé. Em nome de Jesus, Amém!

PPHM Rainieli Kleiner Viviani 
Ministra candidata ao Ministério Missionário
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ivoti
 

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br