Meditação da semana

Ano Novo, vida velha!

13/01/2022

Novo ano começa. Com ele todas as possibilidades de mudanças. Coisas que finalmente parecem ser possíveis de serem tiradas do papel. Voltamos os nossos olhos para aquilo que pode ser feito. Para coisas que “agora sim!” serão feitas. Ano após ano, vejo promessas de ano novo. Ano novo, vida nova. Porém, chega final do ano, nem é preciso mudar a lista de desejos. Os sonhos continuam no papel, mas, novamente, somos preenchidos por essa certeza de que “agora sim!”

Jesus nos promete vida nova. Mas não podemos apenas entender essa vida nova pensando em atitudes. Mudar um comportamento não significa que a vida mudou. Fazer coisas diferentes não é sinal de mudança de vida. Jesus não quer mudar apenas essa camada superficial da nossa vida. As nossas atitudes são aquilo que podemos ver e, talvez, seja a parte mais fácil de mudar.

Jesus nos diz: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3.3). Quando nos preocupamos com uma mudança externa, percebemos porque desistimos tão fácil dos sonhos traçados em todo início. Quando alguém sai de casa por exemplo, precisa nascer para a vida adulta, ou continuará dependendo dos pais mesmo fora do ninho. Quando alguém casa, é preciso nascer para o casamento. Quanto mais quando nascemos para a fé.

A fé não trata de atitudes morais e aceitas pela sociedade. Não trata de saber uma doutrina. Não trata obrigações religiosas: estar em dia com suas contribuições, participar da comunidade, servir na igreja. A fé é essa disposição do coração em morrer para si mesmo e nascer para a nova vida em Cristo. Sem isso, é impossível fazer o que agrada a Deus. Lutero nos diz que o maior pecado é “uma boa ação sem Deus”. Assim, a igreja que ama de verdade não olha para as atitudes apenas, mas para o coração.

Pergunte-se: você realmente quer um ano novo? Ou você quer uma vida nova? Quando sabemos responder essa pergunta, os planos passam de listas num papel para a realidade.

Que neste ano, Deus nos dê a oportunidade de nascermos todos os dias para a sua vontade. Que Deus nos abençoe com esta palavra!

Oração: Amado Deus. Eu sei que desejo muitas coisas. Sei que faço muitos planos. Sei que em muitos eu nem tenho a vontade necessária para realizar. Às vezes, faço para que me acalme o coração e eu possa confiar que alguma coisa vai mudar neste novo ano. Por isso peço: me ajuda! Ajuda-me a nascer de novo! Ajuda-me a ver as coisas com os teus olhos. Não quero um ano cheio de remendos, mas um ano com as novidades que a tua palavra pode me dar. Que assim eu caminhe neste ano. É o que eu peço, em nome de Jesus. Amém.

P. William José Werter - Portão/RS
 

REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br