Marcos 16.9-16 - Características do ser cristão

Prédica

26/04/2009


Leitura Bíblica Básica: Marcos 16.9-16
Outras Leituras: 1 João 3.1-6
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 26/4/2009
Data Litúrgica: 3º Domingo da Páscoa / Misericordias Domini

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.

Estamos no segundo domingo após a Páscoa - onde nos celebramos a oferta gratuita de amor e salvação de Deus por nós através da morte na cruz e ressurreição de Jesus.

Agora, o texto bíblico de pregação nos aponta para o que significa crer neste Cristo ressurreto, ou seja, a CONSEQUÊNCIA DO SER CRISTÃO. E o texto de 1 João 3.1-6 aponta para DUAS CARACTERÍSTICAS do ser cristão:

1. NOS MOSTRA O GRANDE PRIVILÉGIO QUE TEMOS, POS SOMOS ADOTADOS POR DEUS COMO SEUS FILHOS E FILHAS, RECEBENDO O SEU PERDÃO.

“Vede que grande amor nos tem concedido o nosso Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Sabeis também que ele (Jesus) se manifestou par tirar os pecados.” (1João 3.1,5)

É o que também nos diz com clareza o texto de Efésios 1.5; Gálatas 3.26, Romanos 8.15b e João 1.11,12:

“Deus já havia resolvido que nos faria (adotaria como) seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.” (Efésios 1.5)

“Porque é por meio da fé que todos vocês são filhos de Deus e estão unidos com Cristo Jesus.” (Gálatas 3.26)

“o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” (Romanos 8.15b)

“a todos que o receberam (Jesus) , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” (João 1.11,12)

Temos esta grande bênção: nós, reles seres humanos pecadores, inimigos de Deus, pessoas que transgridem constantemente a sua lei, somos agora adotados como seus filhos/as.

Nós sabemos: Deus teve somente um filhos biológico: Jesus. Mas tenham a certeza de que seu amor por nós, seus filhos adotivos, não é menor do que ele teve por Jesus ao fazer Jesus voltar à vida depois de sua crucificação e levar Jesus para o seu Reino Eterno.

E ser filho adotivo de Deus traz bênçãos e alegria para minha/nossa vida, pois, se somos filhos/as de Deus, somos também seus herdeiros, como nos diz Romanos 8.17 e Tito 3.6,7:

“Porque somos filhos de Deus, herdaremos as bênçãos que ele guarda para o seu povo.” (Romanos 8.17)

“Deus nos deu seu filho Jesus Cristo para que, pela sua graça, fiquemos livres de qualquer culpa e recebamos a vida eterna que esperamos.” (Tito 3.6,7)

E, para sermos filhos/as de Deus é tão fácil e simples: basta crer. E crer nada mais é do que aceitar este amor e dizer: obrigado, Deus, por teu amor, por tua adoção, por tua salvação. E confiar de que ele cuida de nós como seus filhos/as amados. Isto é fé.

2. SER CRISTÃO, ACEITAR ESTA ADOÇÃO DE FILHO/A DE DEUS SIGNIFICA VIVER DE ACORDO COM ESTA CONDIÇÃO.

É o que nos diz o versículo de 1 João 3.6: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.”

É o que Paulo também nos ensina sobre o Batismo em Romanos 6.4: “fomos, pois, sepultados com Cristo na morte pelo batismo para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”

Mas como eu vou viver sem cometer pecado se tenho uma NATUREZA HUMANA PECADORA, como bem nos lembra Paulo em Romanos 7.15,19 e 3.23:

“Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.” (Romanos 7.15,19)

“Pois todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.” (Romanos 3.23).

Aqui, precisamos dizer que o cristão adota como princípio de vida o Evangelho de Cristo e procura seguir este Evangelho em palavras e ações. E, NESTA INTENÇÃO, precisa sempre CONTROLAR sua natureza humana pecadora que o quer levar a fazer o mal, o que Deus não quer. Aqui, voltamos ao Batismo. O Batismo é o SINAL VISÍVEL do amor de Deus por nós, que nos aceita como seus filhos/as por nossa fé em Jesus Cristo. E, diz Lutero que o Batismo nos arma para que o pecado se afaste de nós.

Através do batismo, Deus se coloca no nosso lado e nos ajuda na luta diária contra nossa inclinação ao pecado. O pecado quer nos afastar de Deus, quer nos levar para o caminho errado. O batismo é a força do cristão contra este poder do mal que quer nos afastar de Deus. No Batismo, nos é concedido o Espírito Santo de Deus, que nos ajuda nesta luta. O Batismo é a nossa CONSCIÊNCIA, que nos avisa quando estamos no caminho do mal, no caminho errado.

De tal forma que “todo aquele que permanece nele não vive pecando” de forma PROPOSITAL, DE FORMA PLANEJADA - não é desonesto, corrupto, infiel, violento de maneira PROPOSITAL.

Mas nós sabemos que somos fracos na fé e podemos cair – e caímos – em pecado – deixando de amar côo deveríamos, sendo egoístas, gananciosos, grosseiros, por vezes até pior... E viver de acordo com a condição de filho/a de Deus significa RECONHECER este pedado, PEDIR PERDÃO e CONFIAR NA GRAÇA DE DEUS, que nos perdoa em Jesus Cristo, como bem já nos disse João Batista, Jesus e Paulo:

“Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos céus.” (Mateus 3.2)

“Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Marcos 1.15)

“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23,24)

Por isso, prezada Comunidade, vamos ouvir com nossos ouvido, mentes e corações o que a palavra de Deus nos diz hoje através de 1 João 3.1-6:

1. Aceitando a graça, o privilégio, o presente de sermos adotados por Deus como seus filhos/as.

2. E vivendo de acordo com esta condição:

Não cometendo pecados de forma proposital;
Controlando nossa natureza humana pecadora;
Nos arrependendo quando caímos;
Confiando na graça de Deus.

Que assim possamos crer e viver.

Amém.


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8847
REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br