Lóide, a avó de Timóteo

01/12/2011

Lóide, a avó de Timóteo

P. em. Meinrad Piske

Os livros bíblicos citam alguns aspectos do relacionamento de avós com seus netos e dos netos com seus avós. Mas este não é um tema que a Bíblia destaca. O relacionamento dos netos com os seus avós faz parte do tema mais amplo que o quarto mandamento aborda: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá e também a recomendação se alguma viúva tem filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade com a sua própria casa (1Tm 5.4). O dever de honrar pai e mãe inclui a avó e o avô.

Também a promessa que encerra o Antigo Testamento escrita no último versículo do livro de Malaquias sobre o profeta Elias que converterá o coração dos pais aos filhos (Ml 4.6) e a recomendação aos pais que diz não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados (Cl 3.21) abrangem o relacionamento entre netos e seus avós.

A única passagem bíblica, na tradução de Almeida, em que aparece a palavra avó e que chama atenção é a que está escrita na segunda carta de Paulo a Timóteo (2 Tm 1.4-5) e diz: ... estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti.

A fé habitou primeira na avó e na mãe de Timóteo. A palavra habitou indica que a fé é dádiva de Deus e não fruto do aprendizado ou exercício espiritual, por mais piedoso e religioso que alguém possa ser. Fé não se herda não se compra, e não se conquista. O Catecismo Menor de Martim Lutero explica assim: Creio que por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé.

O Pastor Martin Weingaertner explicou, no seu comentário das duas epístolas a Timóteo, o habitar da fé da seguinte forma: A fé não procede de nós mesmos. Ela vem de fora e faz sua morada em nós. Nossa vida, nosso corpo é 'santuário do Espírito Santo' (1 Co 6.19) e é através dele que somos presenteados com a fé. Assim, fé não é algo que nós produzimos ou que estivesse ao nosso dispor, mas ela é e continua sendo dádiva graciosa de Deus.

Então o que a avó Lóide e a mãe Eunice têm a ver com a fé? Esta fé que o apóstolo Paulo destaca como sendo sem fingimento?

A tarefa das avós é a de levar seus filhos e netos até as portas ou até a antessala do edifício da fé. É a tarefa de preparar o caminho para que a fé possa surgir e existir. Isto acontece pelo ensino e pelo exemplo de vida.

Conta-se que na Rússia é tradição que as avós educam os netos para a fé. Setenta anos de enormes dificuldades sob o regi-me comunista russo não eliminaram a religiosidade e a vida das igrejas. E isto graças às avós, estas avós seguidoras da avó de Timóteo chamada Lóide.

O autor é Pastor emérito da IECLB e reside em Brusque/SC


Estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria,

pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento.

— 2 Timóteo 1.4-5 —


Voltar para índice Anuário Evangélico 2012
 


Autor(a): Meinrad Piske
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2012 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2011
Natureza do Texto: Artigo
ID: 31842
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br