Pré-Culto
Sino:
Liturgia de Entrada
Prelúdio (Procissão de Entrada):
Trumpet Tune – Henry Purcell (1656-1695)
Martin Schröder (trompete) e Hans-André Stamm (órgão de tubos).
Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:
L: Deus e Pai amoroso. Obrigado por todos os benefícios que nos dás através da tua boa Criação. Obrigado também por esse serviço que agora nos prestas neste culto, servindo-nos com a tua Palavra e com os Sacramentos. Abençoe-me e capacita-me para a realização desse culto. Em nome de Jesus, amém.
Introito:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Saudação:
L: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Salmo 136.1
Acolhida:
L: Ação de Graças é gratidão pela vida,
por ter atravessado mais um ano na lida,
com todos ainda a respirar – maravilha,
compartilhamos juntos a mesma trilha.
Entrelaçados em um nível mais profundo,
diversa vida que há no mundo:
Bênçãos inimagináveis em cada pequeno momento,
canta e encanta, com ternura e alento.
Agradeço, então, pela nossa co-existência,
na teia da graça de Deus, sem resistência,
ressuscitando-nos com o seu poder
para que diariamente a vida possa a morte vencer.
Agradeço pela luz em cada semblante,
agradeço por todos vocês, a todo instante.
Ação de Graças, um momento marcante,
agradeço a todos, a cada instante.
Agradeço por cada respiração
que da vida é a maior pulsação.[1]
L: Que bom que você veio! Que bom que você está aqui! Que bom que Deus está entre nós!
Bem-vindas, bem-vindos ao Culto de Ação de Graças da Comunidade Vida Nova. Aqui você tem lugar! Sim, todas e todos vocês!
Neste culto, queremos celebrar e agradecer pelas tantas bênçãos recebidas. É o culto da gratidão pelo que já recebemos, mas também é o culto de doar a quem ainda precisa receber. Este é o culto da solidariedade. Este é o culto da união. Este é o culto da compaixão.
Mais que agradecer pelas bênçãos recebidas, nesse culto queremos abençoar! Sim, abençoar a APAE Sapiranga que sofreu com as chuvas do mês de Junho deste ano. É o culto da caridade. É o culto da empatia. É o culto da amizade.
Mais uma vez: bem-vinda, bem-vindo!
Avisos:
Cântico de Entrada:
Coral: ♫ Na mesa do amor
Letra e Música: José Acácio Santana (1939-2011)
Confissão de Pecados:
Oração:
L: Deus amado,
nunca cessas de nos amar,
C: embora nem sempre te amamos.
L: Nunca cessas de nos abençoar
C: embora deixemos de agradecer.
L: Nunca cessas de nos chamar
C: embora fechamos nossos ouvidos à tua voz.
L: Quantas vezes, ó Deus, nos afastamos do nosso próximo necessitado quando estamos envolvidos apenas com as nossas próprias preocupações. Quantas vezes, ó Deus, somos indiferentes ou até concordantes com o mal, o preconceito, a guerra, a ganância.
Ó Deus, ajuda-nos a admitirmos os nossos pecados com sincero arrependimento para que tu olhes para nós com graça e misericórdia e para que possamos receber do teu perdão.
Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.
Kyrie Eleison:
L: Somos pessoas amadas por Deus. Por isso é que podemos amar, ouvir, apoiar. Clamemos em favor das pessoas que sofrem por causa dos males causados pelo pecado, especialmente na nossa própria cidade:
C: ♫ Pelas dores deste mundo – LCI 056
Absolvição:
L: “— Portanto, não pensem: “A minha força e o poder do meu braço me conseguiram estas riquezas.” Deuteronômio 8.17 NAA
Gloria in Excelsis:
Coral: ♫ Graças damos ao Senhor
Letra e Música: José Acácio Santana
Liturgia da Palavra
Oração do Dia:
L: Deus amado,
damos-te graças pelos frutos da terra
em seu devido tempo
e pelo trabalho de quem os colhem.
Dá-nos, te pedimos, responsabilidade,
zelo e carinho na utilização dos generosos dons
da tua criação, para que os utilizemos para a tua glória,
para o suprimento de nossas necessidades,
e para o socorro de todas as pessoas necessitadas;
por Jesus Cristo, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.
Leitura do Evangelho:
Lucas 17.11-19
Aclamação:
C: ♫ Aleluia, aleluia, aleluia, alelu – u – u – u – ia. (2x).
Pregação:
Oração memorial:
L: Pelo batismo, em Cristo, fomos mergulhados na morte, com Cristo fomos sepultados e renascemos para uma nova vida. Com Cristo morremos, com Cristo ressuscitamos e por ele temos a vida eterna.
Na esperança da ressurreição, lembramos hoje do falecimento de Elcy Noemia Hans e trazemos a Deus seus familiares enlutados, pedindo que Deus os sustente em sua dor e em sua saudade.
Leitura dos Dados
Assim nos disse Jesus: “ – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” (João 11.25).
Oração:
L: Senhor, intercedemos pela família de Elcy Noemia Hans. Assim como estiveste ao lado de Marta e de Maria quando elas choravam a morte de seu irmão Lázaro e as animaste a crer que tu és a ressurreição e a vida, fica também com esta família que sofre a perda do querido Elcy Noemia Hans. Sê tu mesmo o consolo, o amparo, a esperança e a vida eterna. Amém.
Canto:
Coral: ♫ Um coração para amar
Letra e Música: Pe. Zezinho / Arranjo: P. William Felipe Zacarias
Liturgia do Sacramento do Santo Batismo
Alocução:
L: Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas promessas feitas pelo nosso Deus. Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da sua fé em Cristo Jesus como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.
Compromisso:
L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir Samuel Harff Abbady à fé em Jesus Cristo e a ensiná-lo a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:
Pais: Sim, com a ajuda de Deus!
L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar Samuel Harff Abbady a viver sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:
Padrinhos/Madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus!
L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar Samuel Harff Abbady através de suas palavras e dos seus atos, para que siga a Jesus Cristo e se torne membro fiel de sua Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
C: Sim, com a ajuda de Deus!
Anamnese Batismal:
L: Pelo batismo recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com Samuel Harff Abbady que será batizado/a. Ao batizá-lo/a, recordamos também o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos por Deus.
Oração das águas:
L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a Augusto de Oliveira Maria para fazer dele um herdeiro do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.
Confissão de Fé: Credo Apostólico (versão interrogativa de Hipólito de Roma)
L: Crês em Deus Pai, Onipotente?
Crês em Jesus Cristo, Filho de Deus, que nasceu do Espírito Santo do seio da Virgem Maria, e foi crucificado sob Pôncio Pilatos, e morreu, e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou vivo dos mortos, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai, e virá para julgar os vivos e os mortos?
Crês no Espírito Santo e a santa Igreja e a ressurreição da carne?[2]
Ato do Batismo:
L: Samuel Harff Abbady, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.
Rito da Luz:
Canto:
C: ♫ Eu fui batizado em nome de Jesus,
em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.
A água me lavou e da Igreja agora sou.
Entrega do certificado com palmas:
Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor
Ofertório:
(Motivar doações no altar para a APAE Sapiranga)
C: ♫ Te agradeço – LCI 084
Preparo da mesa:
L: Este pão é símbolo de tudo que Deus nos dá para o sustento da vida. Seus grãos, dádiva de Deus, foram moídos e sua massa, carinhosamente preparada. Colocamos este pão nas mãos e Deus para que ele o use e, na Ceia do Senhor, seja para nós o Corpo de Cristo.
Este fruto da videira é símbolo de tudo que nos alegra na vida. Dádiva de Deus, resultado do trabalho humano, o colocamos nas mãos de Deus para que ele o use e, na Ceia do Senhor, seja para nós bebida da salvação.
Oração Eucarística:
L: Deus, generoso e compassivo, tu és digno do nosso louvor, pois tua vontade é que todos e todas tenhamos o pão diário e vida digna. Por isso, cantamos a tua santidade:
C: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” Apocalipse 4.8
L: Nós te louvamos e te adoramos, pois temos a garantia da tua presença real nesta comunhão, de acordo com a ação de Jesus.
Narrativa da Instituição:
L: “Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.” Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.” Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha.” 1 Coríntios 11.23-26.
L: Deus bondoso, alimenta nossa fé e fortalece nossa comunhão contigo.
C: Alimenta nosso espírito com coragem e ousadia para que possamos olhar a vida de frente.
L: Mostra-nos a cada dia, a parte que temos em tua obra, Senhor, como testemunhas vidas do poder do teu Espírito Santo.
(Orar pelos motivos levantados para a intercessão).
E tudo mais que está em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua presença na oração que Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:
C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Fração:
L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Jesus Cristo; o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Jesus Cristo.
C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.
L: Cristo nos convida a nos alimentarmos com a Ceia que ele próprio nos oferece. Ele é quem nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu os aliviarei.” (Mateus 11.28). Venham, pois tudo está preparado.
Comunhão:
Oração Pós-Comunhão:
L: Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos alimentar com o teu Corpo e Sangue nesta sagrada Eucaristia. Que esta comunhão fortaleça nossa fé, alimente nossa esperança e inflame nosso amor. Concede-nos a graça de sermos humildes e compassivos, seguindo teu exemplo, enquanto levamos tua presença transformadora ao mundo que nos rodeia. Amém.
Liturgia de Saída
Bênção:
L: Que a terra vá fazendo caminho diante dos teus passos; que o vento sopre sempre nos teus ombros; que o sol aqueça teu rosto; que a chuva caia suavemente sobre teus campos. E até que voltemos a nos encontrar, que Deus te guarde na palma da sua mão.
Envio:
L: Vá em alegria para amar e servir a Deus por meio do próximo com compaixão e paixão.
Somos enviados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Deus nos abençoe.
Amém.
Sinos:
[1] GUITE, Malcolm. “Thanksgiving: a sonnet”. Disponível em: < https://malcolmguite.wordpress.com/2022/11/24/thanksgiving-a-sonnet-9/ >. Acesso em: 30. jun. 2023. Tradução: P. William Felipe Zacarias.
[2] Hipólito de Roma escreveu em 215 ou 217 a obra “Traditio apostólica”. O texto original grego foi perdido. Há porém compilações orientais de cânones nos quais a obra está contida em parte, embora com ampliações ou lacunas. No Ocidente, foi conservada somente uma tradução latina, fragmentária, mas fidedigna, no código palimpsesto de Verona LV 53 (por volta do ano 400). A profissão de fé nele contida está em forma interrogatória, mais antiga que a proclamatória. Cf. DENZINGER, Heinrich. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. 3. ed. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2015. p. 19-20. Essa era a profissão de fé usada especialmente para ritos batismais.