Fundada no início do século passado, no dia 08 de julho de 1914, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou neste domingo (08) uma grande festa para comemorar o centenário. Com hinos de louvor, orações e mensagens os membros da Igreja se reuniram em um culto festivo para celebrar os 100 anos de história.
O culto, que também celebrou o Domingo de Pentecostes, contou com a participação de cinco pastores: Paulo Rudi Schneider, Emerson Pott, João Willig, Suzani Wanderm Hepp e Jair Holzschuh, além da pastora Neuza Butzlaff que é a Ministra da Paróquia. Durante a prédica, o pastor Jair Holzschuh, Vice-Sinodal do Sínodo Uruguai, salientou que o Espírito Santo é quem conduz os fiéis. “Não sabemos por onde andar, mas precisamos ter mente onde queremos chegar e o Espírito Santo nos move e nos ensina o caminho” destacou ele. Sobre o centenário ele ressaltou a importância da data e de uma trajetória de 100 anos onde muitas alegrias e também tristezas fizeram parte da vida dos membros da comunidade, que acompanharam batizados, casamentos e também sepultamentos. Já o pastor Paulo Rudi Schneider, que dirigiu a paróquia entre os anos de 1969 e 1982, fez questão de usar a palavra no culto dizendo que guarda boas lembranças do tempo em que viveu em Marcelino Ramos.
Durante o culto foram homenageados os ex-pastores e ex-presidentes da comunidade. Eles foram presentados como forma de agradecimento pelos anos de contribuição. O prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, e o vice-presidente da câmara de vereadores, Aquiles Césari, entregaram uma placa de homenagem pela passagem dos 100 anos. Após o culto foi servido um almoço tradicional alemão, servido para quase 300 pessoas no pavilhão de eventos.
100 anos da IECLB.
Material da Paróquia de Marcelino Ramos conta a história de fundação da IECLB. O documento revela que a comunidade fundada em 1914, realizava, nos primeiros três anos, os cultos em casas particulares em razão da falta de uma sede própria. O Estatuto só foi criado em 1917 com 14 membros, sendo que no mesmo ano foi construída a casa do pastor. Em 1928 surgiu a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). Um dos grandes sonhos era a construção de uma escola com internato. Com ajuda da comunidade, e principalmente da Alemanha, o sonho se transformou em realidade em 1930 com a construção do colégio Centenário. Em setembro de 1939 foi inaugurada a nova Igreja de alvenaria que custou 113 contos, 285 mil e 300 reais (valor da época).
É a seguinte a atual diretoria da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Marcelino Ramos:
Presidente: Ector Gernhardt
Vice: Manfred Asem
Secretária: Diva Asem
Tesoureira: Dulce Ramisch
O presidente da Paróquia é Carlos Weckwerth e exerce o Ministério a Pastora Neusa Butzlaff que fez o PPHM na Paróquia de Chapada.
Em tempo: Matéria e fotos disponibilizadas pelo Portal de Marcelino Ramos: www.portaldemarcelino.com.br
O Pastor Sinodal João Willig iniciou seu Ministério na Paróquia de Marcelino Ramos no ano de 1985.