História Paróquia São Lucas - Joinville/SC

A fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado (At 13.1b)

O crescimento da Paróquia São Lucas alcançou a necessidade de um desmembramento em mais uma, a do Semeador, para que a expansão dos trabalhos de evangelização continuem. Com isso, um novo presbitério foi eleito para assumir as funções desta mais antiga instituição das igrejas cristãs. A Paróquia São Lucas ficou agora com as Comunidades Martin Luther, no KM 11, São Lucas e Apóstolo Tiago, nas quais os novos presbíteros trabalharão. O presbitério sempre foi uma instituição considerada o pilar da igreja. No capítulo 13.1 do livro dos Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo disse para Barnabé, Simeão, Lúcio, Manai e Saulo, enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando: Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado. Os padrões bíblicos do presbítero são principalmente morais e espirituais. O caráter é mais importante do que personalidade influente, dotes de pregação, capacidade administrativa ou graus acadêmicos. O enfoque das qualificações ministeriais concentra-se no comportamento daquele que persevera na sabedoria divina, nas decisões acertadas e na santidade de vida, esclarece o Pastor Guilherme Frederico Kayser. O novo presidente eleito, Nelson Strutz, explica que os presbíteros, nos dias atuais, trabalham desde a organização administrativa da Igreja até o apoio para o crescimento espiritual de seus membros.

O início do presbiterado é muito antigo na tradição judaico-cristã. Os primeiros presbíteros foram os anciãos, mencionados muitas vezes no antigo testamento a começar da época do êxodo. Eram os representantes do povo, sendo, por isso mesmo, denominados anciãos de Israel (Êx 3.16), anciãos do povo (Ex 19.7) e anciãos da congregação, (Lv 4.15). Eles exerciam importantes funções sendo escolhidos por sua sabedoria, maturidade e discernimento. Deviam proteger o povo, exercer disciplina, fazer cumprir a lei de Deus e administrar a Justiça. Esses anciãos judeus serviram de modelos para os presbíteros cristãos. As primeiras igrejas do Novo Testamento começaram a ser governadas por presbíteros eleitos pelas comunidades. O apóstolo Paulo seguia essa prática nas igrejas que estavam sob a sua responsabilidade. No livro de Atos, 14.23 é a primeira passagem que fala sobre a instituição do presbitério, propriamente dita, em igrejas locais. Os presbíteros administravam recursos materiais, julgavam, questões doutrinárias e resolviam conflitos. Hoje seria impossível conceber uma igreja, sem um presbitério organizado, finaliza Strutz.
 

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br