Vale a pena conhecer Guaraqueçaba. É uma pequena cidade no litoral paranaense. Com certeza, é a cidade mais fora de mão de todo Paraná. Para chegar lá, são necessários percorrer 90 km de estrada de chão, em péssimas condições (de Antonina) ou ir de barco (de Paranaguá).
Há 10 anos, Chico, sua esposa Noemia, seu filho, Fabiano e esposa Ana (todos Baumann) arrendam terras e plantam arroz em Tagaçaba, localidade no interior de Guaraqueçaba.
Estão distantes 170 km (dos quais 35 em estrada de chão) da sua Comunidade de origem (Martin Luther, Garuva), a qual pouco visitam. Todavia, insistem em continuar membros. Participam nas atividades de outras denominações à sua volta. Mas, se questionados, dizem: Somos luteranos!
Neste ano agendamos no Calendário Paroquial uma data, onde a Comunidade foi ao encontro da família Baumann, realizando um Estudo Bíblico em sua residência. Isso aconteceu no Domingo de Ramos (20.03). Além dos anfitriões, vieram amigos, o filho Luciano (de Matinhos) com família e dois irmãos Osmar e Oslin (de Garuva) com familiares.
Após cansativa viagem, após gostosa refeição, preparada com carinho, ouvimos e refletimos a Palavra de Mateus 21.1-11, onde fomos desafiados ao serviço, não por obrigação, antes de coração.
Na volta, cruzamos por outro carro que tinha o adesivo da IECLB. Ou seja, provavelmente há luteranos na região. É muito importante identificarmos nossas casas e automóveis. Isso também ajuda na missão da IECLB.
Tal dia, tal encontro ficará gravado em nossa memória, em nosso coração para a Glória do Senhor.