“Deem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre” Salmo 107.1
Com estas palavras do salmista como lema, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rolândia celebrou a Erntedankfest – Festa de Ação de Graças pela Colheita, no domingo dia 26 de maio.
O altar foi lindamente enfeitado com produtos da terra, e um lindo pão – com 5 quilos – que trazia o símbolo da IECLB e a inscrição “200 anos”. Assim, celebramos 200 anos de presença luterana no Brasil e 200 anos da imigração alemã, na festa que celebra os dons da terra fartamente concedidos por Deus! O culto teve a participação de dois Coros – Roland Singt e Celebrare.
Durante a celebração foi feita a tradução simultânea em Libras, por Ariadine S. Flugel.
Autoridades municipais se fizeram presentes, bem como muitos visitantes, de Rolândia, outros municípios e também do exterior.
Após a celebração, deu-se início à festa, com a apresentação dos grupos folclóricos alemães Weisser Schwahn e Rotkappen, e a Orquestra Harmonia, de Tangará, SC.
Além dos pratos típicos, os visitantes puderam conhecer um pouco da história da Comunidade, bem como do Município de Rolândia, com a exposição de banners com fotos históricas, placas indicativas contando a história da construção igreja, casa paroquial – a casa paroquial anterior, construída em 1937, foi a primeira construção de alvenaria do município – Lar da Juventude, fotos dos sinos. Também a “Catita”, ônibus histórico, de 1933, pertencente a Viação Garcia, que fez o transporte de muitos imigrantes, esteve presente.
Com o poema de John Donne, recitado no início da celebração, nos colocamos ao lado dos irmãos e irmãs que sofrem com as cheias no Rio Grande do Sul. “Por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. Todos fazemos parte da mesma humanidade amada por Deus, e damos graças ao Senhor que nos trouxe até aqui, nos fortaleceu em meio às dores e dificuldades, e continuará amparando por outros 200 anos!