Educação - A escola como fomentadora de lideranças
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A concepção evangélico-luterana de educação é compreendida a partir da intersecção dialógica entre a teologia e a pedagogia. Como ciências autônomas, tendo concepções teóricas próprias, ambas elaboram uma nova teoria e prática teológico-pedagógica, em que cada uma delas contribui expressivamente na reconfiguração da sua respectiva práxis. Ambas, com seus paradigmas, interferem uma na outra, estabelecendo uma correlação teórica e prática.
Toda ação educacional da IECLB deve ter como elemento fundante a base confessional evangélico-luterana, a qual deve perpassar os currículos das casas de formação e os projetos pedagógicos das escolas da IECLB:
A escola como fomentadora de lideranças (apóstolos, mestres, evangelistas, profetas e autoridades comprometidas com a vida):
Formação de alunos, professores e funcionários, com vistas à atuação na sociedade, como agentes de transformação;
Convívio com as diferenças étnicas, culturais e sociais;
Maior inserção no contexto da cultura regional brasileira;
Diálogo inter-religioso tendo como referencial a confessionalidade evangélico-luterana;
Testemunho da ética como ação e postura libertadora, solidária e justa.
Fonte: Diretrizes da Política Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil