A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 037/2017, que estabelece a inclusão do Dia da Reforma Luterana-Protestante no calendário oficial de eventos de Artur Nogueira. O projeto foi assinado por seis parlamentares e aprovado por unanimidade durante a sessão, que contou com a presença de representantes da comunidade luterana.
De acordo com o PL, fica estabelecido que o Dia Municipal da Reforma Luterana-Protestante será comemorado em 31 de outubro, contando com o apoio das secretarias municipais, que poderão colaborar, organizar e divulgar eventos relativos à data. A proposta foi criada por Davi da Rádio (DEM), Lucas Sia (PSD), Professor Adalberto (PSDB), Rodrigo de Faveri (PTB), Beto Baiano (PRP) e Zé Pedro Paes (PSD).
O pastor Evandro Jair Meurer, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Cosmópolis (SP), esteve presente à sessão e comemorou a aprovação do PL. “Antes de ser bom para a igreja, essa decisão é boa para a cidade. Um povo que não vê ou se importa com a história na vida, não tem com o que pensar o futuro”, afirmou. E destacou, “isso significa ver o significado da Reforma Protestante na vida das pessoas, que aconteceu há 500 anos e ainda tem o seu valor”.
Segundo o religioso, um evento será realizado no dia 4 de outubro, na Câmara Municipal, para relembrar a Reforma Protestante e o valor histórico dela para as pessoas. A programação incluirá palestras de historiadores e a presença de autoridades religiosas e políticas.
O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) comentou em plenária alguns dos motivos para comemorar a data. “Não haveria ciência como conhecemos hoje se a Reforma não tivesse acontecido”, declarou. Ele ainda enalteceu a invenção da imprensa de Johannes Gutenberg – feita para imprimir bíblias –, desenvolvimento econômico com ênfase no ser humano e a unificação de povos como contribuições relevantes do evento.
Fonte: Nogueirense