Em caravanas de ônibus e carros, representantes das 27 paróquias do Sínodo nordeste Gaucho se deslocaram para o Parque da Oktoberfest na cidade de Igrejinha para o 4° Dia Sinodal da Igreja, no dia 16 de maio. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento, que teve como tema Juntos nos caminhos da esperança, em consonância com o tema da IECLB para 2004 – Pelos caminhos da esperança.
Coube à Coordenação de Liturgia do Sínodo a responsabilidade pelo culto eucarístico e ao pastor sinodal Homero Severo Pinto, a pregação do dia. O Conjunto Integração, da Comunidade de São Sebastião do Caí, teve a tarefa da coordenação musical do evento.
Na parte da manhã, a programação incluiu também palestra sobre o tema Ser só: uma esperança contra a solidão, abordado pelo Dr. Raul Fernando Iserhard. Nesse espaço de tempo, as orientadoras do Culto Infantil das comunidades de Portão e de Estância Velha reuniram-se com as mais de 100 crianças presentes, trabalhando a historia do livro de Rute, relata Homero Pinto.
À tarde, foram dadas quatro opções de palestras: Qual é o meu tempo, sou autor/a de minha vida – na área da terceira idade, com a Ms. Em. Teologia Henriete Lichtenfels; para jovens, houve Dinâmicas com jogos pela paz e esperança, a cargo da catequista Ms.Marta Nörnberg; Familia cristã: esperança na barbárie foi abordado pelo pastor Carlos Eduardo Müller Bock; e Corais, pelo catequista e musico Louis Marcelo Illseer.
No encerramento, as crianças e os corais presentes compartilharam os seus trabalhos com o grande publico.
(Fonte: Notícias IECLB/ISK)
Evento motivou para campanha solidária
O 4° Dia da Igreja do Sínodo Nordeste Gaúcho, no dia 16 de maio, em Igrejinha, também foi um desafio para as comunidades se engajarem na Campanha da Solidariedade, realizada sob a coordenação do trabalho de casais no Sínodo. Três entidades foram beneficiadas com a arrecadação: Lar Padilha,de Taquara, Casa Mãe, de Canela – entidades que abrigam crianças em situação de risco – e o Centro Cristão Feminino (Cecrife), de Novo Hamburgo – que abriga mulheres grávidas desamparadas.
Na avaliação de Ijoni Michaelsen, “a campanha foi um sucesso!” Foram arrecadados 3402 itens de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene, dos quais 747 foram destinados a Casa Mãe; 1236, para o Cecrife; e 1419, para o Lar Padilha. Nos itens listados não estão incluídos roupas, calçados, brinquedos e instrumentos musicais doados na ocasião.
Entre as doações constam 313 kg de feijão, 347 kg de arroz, 257 kg de açúcar, 115 kg de farinha de trigo, 116 pacotes de massa, 428 sabonetes, 878 rolos de papel higiênico, 134 tubos de pasta dental, 129 frascos de detergente liquido (para louça) e, entres as “curiosidades”, na definição de Ijoni, uma caixa de fósforo, um termômetro, três dúzias de ovos, uma barra de chocolate, uma garrafa de vinho, uma lata de sardinha, um desodorante, dois vidros de perfume, um pacote de sucrilhos, uma lata de figo e uma lata e pêssego.
(Fonte: Notícias IECLB/ISK)