Descanso ou conflito? - Êxodo 17 - Pastor Astor Albrecht - 11 de junho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

11/06/2021

Em Êxodo 17 o povo de Israel, em sua jornada para a terra prometida, parou num lugar chamado Refidim, que significa refrigério. Um lugar para descansar. Era um lugar muito bom, mas este lugar bom foi transformado pela ação do povo e, por isso, recebeu outro nome Massá e Meribá, que significa tentação, conflito, disputa, murmuração.

É uma figura da própria vida, quando o que é bom pode ser transformado em algo ruim. “Veja o que fulano fez da sua vida: estava tão bem e agora nesta situação ruim”. É um exemplo do que pode acontecer. Este relato bíblico está aí para nos ajudar não transformarmos o que é bom, em algo ruim.

Avalie suas expectativas. Faltava água para o povo de Israel. Aí vem reclamação e acusação contra Moisés e exigem que, no deserto, ele lhes de água. Será que o povo pensava que Moisés era senhor do clima? Quais são as suas expectativas em relação às pessoas de sua casa? De seu trabalho? Elas são realistas ou são fonte de discussão? Pense nisso! Quando as expectativas estão além do que é possível e você procura atendê-las, você ficará sobremodo cansado e exausto e, por mais que você faça e se dedique, nunca será bom o suficiente. Aí o que é para ser bom, se tornará em algo ruim. O que é para renovar as forças, irá sugar a sua energia.

Aceite a ajuda de quem Deus coloca ao teu lado. O povo hebreu enfrenta os amalequitas numa batalha. E Moisés pediu a Josué que escolhesse homens para a batalha. A vida pode se tornar difícil, quando não aceitamos ajuda de quem Deus coloca ao nosso lado. Nem sempre conseguimos ver bem o caminho que está à nossa frente, e precisamos de quem nos ajude a ver melhor. Portanto, dê valor as pessoas de sua casa, ao seu pastor/a, ao presbitério. Isso certamente fará com que as coisas sejam melhores.

Acima de tudo, nas lutas da vida, levante as suas mãos para o alto. O povo hebreu enfrenta os amalequitas. Eles são força contrária. Querem impedir a jornada para a terra prometida. Luta, desafio e vento contrário faz parte de nossa vida. São coisas que querem transformar o que é bom em algo ruim. O que fazer?

Moisés subiu para o alto do monte e levantou as mãos para o céu em oração. O texto bíblico relata que “Quando Moisés levanta a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque” (v.11). Levantar as mãos é gesto de oração, de fé e confiança em Deus. É buscar com fé a providência e cuidado de Deus. Era ocasião de vitória! Mãos para baixo aponta para o desânimo, murmuração, dúvida. Era ocasião de derrota. Os amalequitas também vem contra você: é a tentação, a tristeza, a infelicidade, o receio, o fracasso, o medo. Querem impedir você de seguir em frente! Que você não alcance o bem que Deus tem lhe preparado! É com as mãos levantadas, em oração confiante em Deus, que você terá força para vencer e prosseguir. Assim o inimigo não vai transformar em mal o bem que Deus te dá. Deus te abençoe.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br