Curso “Como coletar e narrar histórias de vida: subsídios metodológicos”, desenvolvido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho”

18/06/2015

1
2
1 | 1
Ampliar

Na alegria de poder ouvir e contar as próprias histórias e as histórias de vidas de mulheres da IECLB, realizou-se, no dia 30 de maio, em Ivoti (RS), a última etapa do curso Como coletar e narrar histórias de vida: subsídios metodológicos, desenvolvido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho em parceria com o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. Após o momento meditativo, coordenado pela pastora Ma. Marcia Blasi, integrantes da Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias de Ivoti e a pastora Dra. Marli Brun compartilharam sua experiência no desenvolvimento do projeto Histórias de Vidas Bordadas, desenvolvido em parceria com o Programa Gênero e Religião da Faculdades EST e o Programa Lazer Unindo Gerações da Prefeitura Municipal de Ivoti. A coordenadora da Associação, Vera Regina Koch Schneider, e a bordadeira, Loise Noemi Hoch, falaram sobre a experiência de participar da Campanha em Comunhão com as Vidas das Mulheres, narrando e bordando aspectos de suas histórias de vidas. Pastora Marli leu os poemas escritos a partir das narrativas das histórias de vidas.

Histórias na IECLB

Na primeira etapa do curso, cada pessoa foi desafiada a escrever a sua história e a coletar a história de uma mulher, membro da IECLB. O resultado foi fascinante, considerando, inclusive, como cada uma vivenciou o processo da escrita da própria história e a coleta da história de vida de outras mulheres.

Márcia Laux Blauth, da Paróquia de Rincão dos Ilhéus (RS), contou que, ao chegar em casa, logo foi perguntar para sua sogra se ela aceitava ser entrevistada. Relembrando o desafio, Joseida Schütt Zizemer, da Paróquia de Rincão dos Ilhéus, afirma: “Saí daqui cheia de empolgação e ideias, mas quando fui fazer vi que era bem mais difícil do que imaginei. Fiquei na dúvida sobre quem entrevistar. Como foi complicado! Todas as pessoas têm histórias bonitas. Mas acabei optando e não me arrependo, por que temos que fazer escolhas e cada mulher tem uma história muito interessante”. Ria Cristina Zimmer contou que foi escrevendo em partes a sua própria história. Aos poucos, foi relembrando momentos significativos de sua vida.

Nesta etapa do encontro, houve a partilha e análise das histórias coletadas. Um formato muito interessante é o de Anelise Ruppenthal Triernweiler, da Paróquia de Picada Café (RS), que inclui nomes de outras mulheres que fazem parte da história de vida da protagonista entrevistada. Maricela Schuck, da Paróquia de Dois Irmãos (RS), ressaltou no seu relator os desafios de ser educada, em casa, em um idioma, e na escola ter que aprender a conviver com outro. Também contou sobre a alegria de se tornar professora. Para Eliane Maria Koch, da Paróquia de Rincão dos Ilhéus (RS), o curso representou um impulso no seu sonho de ser escritora.

As histórias serão publicadas no Portal Luteranos. Além disso, cada participante compartilhou com o grupo sobre como dará continuidade à coleta de informações para novas escritas. Ânderson Panzenhagen, da Paróquia de Rolante (RS), por exemplo, informou que foi desafiado pela pastora Gabrielly Ramlow Allende a contar a história de algumas mulheres, fazer banners e expor na festa de comemoração de 100 anos da comunidade. Ana Luiza Knivitz, estudante do Instituto de Educação Ivoti, e Juliana Moro da Silva, do Instituto Superior de Educação Ivoti, saíram com o desafio de escrever sobre professoras luteranas que trabalham na instituição em que estudam.

O grupo combinou de encontrar-se novamente no dia 19 de setembro, no Instituto de Educação Ivoti (RS), para avaliar o processo de coleta feito nas suas comunidades.

O curso foi assessorado pela pastora Ma. Marcia Blasi, pela pastora Dra. Marli Brun e pela estudante de teologia, Kétlin Laís Schuchardt, do Programa Gênero e Religião da Faculdades EST. No final, os participantes receberam certificados.

Agradecimento

Gratidão à pastora sinodal Tânia Cristina Weimer, à presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Maria Elisabeth Augustin Collert, à Clair Rosane Scherer Casagrande, da secretaria do Sínodo Nordeste Gaúcho e equipe, pela parceria na realização do curso.

COMUNICAÇÃO
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br