No dia 12 de abril, foi realizado o primeiro Culto de Tomé na Comunidade Pastor Albert Schneider – Paróquia Bom Samaritano, em Jaraguá do Sul/SC. “O Culto de Tomé é uma modalidade de culto cristão comunitário que se originou em Helsinqui (Finlândia), ao final dos anos 80. Nasceu em uma evangelização. Procura corresponder aos anseios do povo em uma realidade urbana. Pretende proporcionar a edificação de uma viva comunhão cristã e tornar-se um lar espiritual para homens e mulheres que, nas cidades frias e desumanas, buscam identidade, compreensão e valorização. Que ser uma porta aberta para o diálogo com pessoas que estão em crise, que tem dúvidas ou que se posicionam criticamente frente à igreja.” (Tear, nº12- dezembro de 2003).
“O nome Culto de Tomé faz menção ao nome de um dos doze discípulos de Jesus chamado Tomé. Tomé não acreditou no anúncio da ressurreição. Mas às dúvidas de Tomé foram levadas a sério por Jesus. A Igreja de Jesus Cristo também quer levar a sérios suas dúvidas, medos e anseios e quer oferecer espaço de cura, e desabafo e de oração. O Culto de Tomé quer ser um espaço onde podemos colocar diante de Deus tudo aquilo que está em nós. O próprio Jesus nos chama experimentar e sentir sua mão que nos acolhe e nos carrega quando não mais podemos seguir em frente.”(Textos da Liturgia).
O Culto de Tomé foi introduzido na Paróquia Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul/SC, pela Pastora Marli Seibert Hellwig e pelo Pastor Elpídio Carlos Hellwig em 2012, o mesmo foi compartilhado conosco. A sua realização também foi motivada pelo Tema/Lema do Ano da Igreja: “viDas em comunhão” e “Procurai a Paz da Cidade.”