Proporcionar um estudo sobre políticas públicas de inclusão social, favorecer a compreensão da cultura Kaingang e Guarani e fortalecer a articulação das redes de Assistência Social para potencializar ação conjunta em benefício das comunidades indígenas. Com estes objetivos, o Conselho de Missão entre Índios (Comin) da IECLB realizou dois seminários em 2002 sob o tema “Povos Indígenas e políticas públicas”, ambos em parceria com órgãos dos governos Estadual e municipais do Rio Grande do Sul.
O secretário executivo do Comin, pastor Arteno Spellmeier, disse que o Conselho se sente honrado pela realização do seminário, pois é um sonho antigo de trabalhar com órgãos governamentais que desenvolvem políticas públicas, particularmente em relação às comunidades indígenas, seja na área da assistência social, educação, saúde, habitação, entre outras, busca-se a perspectiva de que as comunidades indígenas sejam os protagonistas.
“O que atrapalha os Guarani é não saber fazer política. Se ficar quietinho, é pior. Por isso, tem que participar. A liderança precisa acompanhar”, defendeu Felipe Brizuela, líder Mbyá-Guarani da Aldeia de Riozinho.“
Segundo os relatórios, em torno de 150 pessoas participaram dos dois seminários (em Esteio), representando mais de 35 municípios gaúchos.
Fonte: Notícias IECLB