Era julho de 2013 quando algumas lideranças se reuniram para pensar os 100 da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Bairro João Pessoa – Jaraguá do Sul. Os trabalhos começaram com o levantamento da história: fotos, entrevistas com membros mais antigos, livros, atas etc. Este levantamento mobilizou boa parte dos membros que queriam contar suas histórias.
No início deste ano, uma comissão foi montada e os trabalhos se intensificaram: organização dos dados levantados, contato com ministros/as que atuaram na Comunidade e autoridades, propostas para celebrar, eventos comemorativos...Este período foi marcado por muito trabalho, mas acima de tudo por um clima de alegria e gratidão. Neste grupo foi definido também o tema que perpassaria todos os trabalhos. O hino 233 com suas palavras expressavam bem o clima dos 100 anos: “Até aqui me trouxe Deus, guiou-me com graça e com bondade. Ele amparou os passos meus com graça e fieldade. Até aqui me protegeu, perdão e paz me concedeu, conforto e alegria...”
Faltando dois meses para o Culto Festivo, definiu-se que em cada Culto, a partir de então, um aspecto da história seria focado e celebrado. Houve então homenagem aos membros mais antigos, lançamento de um adesivo comemorativo para os automóveis, imas de geladeira, banner comemorativo, passeio ciclístico no bairro com arrecadação de alimentos para as famílias atingidas pelas chuvas, desafio aos diversos grupos, noite dos talentos com participação dos grupos da Comunidade, participação do Coral de trombones (Obra Acordai) de Schroeder e do Grupo de Canto Santidade da Apóstolo Pedro. Nesta noite também foi apresentado o vídeo dos 100 anos, apresentação que emocionou a comunidade reunida.
Finalmente no dia 29 de junho a Comunidade se reuniu para dar graças a Deus pela sua presença ao longo da caminhada e para pedir que os caminhos futuros sejam orientados pelo Espírito Santo. Culto que contou com a participação de vários Ministros/as do Sínodo, autoridades eclesiásticas e civis. No dia foi inaugurado um belo memorial na frente do Templo, marcando os 100 anos (logotipo da IECLB). Mais eventos estão programados ainda até o final do ano.
O que fica deste centenário? Permanece uma experiência bonita de uma comunidade que se envolveu, que se uniu e participou alegremente de todas as programações e preparativos. Fica o reconhecimento, olhando para o ontem, da presença de um Deus amoroso que guiou a Comunidade. Fica a esperança, olhando para o amanhã, nas palavras da última estrofe do hino 233: “Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia; revela o teu eterno amor em dor e alegria. Confessarei até morrer: Por Cristo, ó Deus, me hás de valer! Somente em ti confio!”