Clay Peixoto assume secretaria geral do Conic

22/02/2006

 Em cerimônia realizada na capela do Centro Universitário Metodista IPA, nesta capital, o pastor Western Clay Peixoto assumiu, oficialmente, a secretaria executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), na segunda-feira, 20. Ele foi escolhido para o cargo em dezembro passado.

O novo secretário executivo vê o Conic como um organismo de promoção da unidade fraterna das igrejas, cuja tarefa consiste em fortalecer os elementos unitários da confissão de fé, da ação na sociedade, da relação com outros organismos e instituições para a promoção da justiça, da paz, da superação do racismo e da inferiorização da mulher, mediante a busca da inclusão, do incentivo à oração comum e da fraternidade cristã.

Clay Peixoto é pastor metodista e exerceu a docência em várias instituições de ensino da Igreja Metodista, no Centro Universitário Izabela Hendrix e no Instituto Metodista Teológico João Ramos Jr., de Belo Horizonte. Natural de Dores do Rio Preto, Espírito Santo, Clay Peixoto tem 54 anos, e antes de assumir esse novo cargo ele integrava a Comissão Teológica do Conic.

Na mesma ocasião, o pastor luterano Ervino Schmidt despediu-se da função de secretário executivo do organismo ecumênico, que exerceu por 14 anos. O presidente do Conic, bispo metodista Adriel de Souza Maia, que abriu a solenidade, ressaltou a contribuição de Schmidt para o avanço do movimento ecumênico no país.

A diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), Eliana Rollemberg, destacou a habilidade do pastor Schmidt no estabelecimento de vínculos harmoniosos com outras entidades ecumênicas, a exemplo do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o que fortaleceu a unidade dos cristãos.

Para o bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana, Dom Glauco Soares de Lima, Schmidt desempenhou papel fundamental no combate à exclusão e miséria no Brasil. O presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Walter Altmann, lembrou os 40 anos de ministério pastoral de Schmidt e destacou as sementes desse trabalho em vários segmentos da igreja.

Representantes de igrejas e do movimento ecumênico entregaram ao pastor luterano um encarte especial, numa homenagem simbólica de agradecimento ao amigo e incentivador de muitas causas em prol da justiça, da paz e do fortalecimento das igrejas. Ele estava acompanhado da esposa, Ivone, e dos filhos Karina e Eliseu.


Fonte: ALC Notícias
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br