Perto de 30 pessoas participaram do Encontro de Estudos a partir da Cartilha do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) “Justiça Transformadora: Ser Igreja e superar o racismo”. O encontro foi promovido pelo Grupo Identidade da Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, reunindo participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia. Integraram este grupo também africanos que estudam em Porto Alegre e representantes de comunidades indígenas do Sul do Brasil.
A Cartilha é um documento elaborado pelo CMI em 2004, através do qual as igrejas são chamadas a fazer avançar a causa da justiça no tocante a questões raciais e étnicas. Com a discussão em torno da Cartilha nestes dois dias, deu-se continuidade às discussões do 3º Simpósio “Abrindo as Portas das Igrejas”, promovido pelo Grupo Identidade em novembro de 2006. Este simpósio esteve sob o tema “Fé e diversidade cultural”, tendo como objetivo refletir sobre a realidade das comunidades cristãs, comunidades negras e indígenas na sociedade brasileira, apontando estratégias de ações que poderão contribuir para a mudança e melhoria de vida nessas comunidades.
Entre os apoiadores do Encontro de Estudos da Cartilha estão o Conselho de Missão entre Índios (Comin) da IECLB, o Grupo Assessor de Etnia da IECLB, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD-IECLB), o Wartburg College (EUA), a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (Cenacora) e o Centro de Estudos Bíblicos (Cebi).
Na abertura do Encontro, os participantes foram saudados pela vice-reitora da Faculdades EST, Ms. Márcia Paixão, pela coordenadora do Identidade, professora Ms. Selenir G. Kronbauer, e por representantes das entidades apoiadoras. A pastora Ms. Iára Müller, da Pastoral da EST, dirigiu a meditação de acolhida. (Texto e foto: Ingelore S. Koch-Faculdades EST)