“Mas você tem seguido os meus ensinamentos, a minha maneira de agir e o propósito que tenho na minha vida. E tem seguido também a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança.” 2 Timóteo 3.10
Nos dias 04 e 05 Junho estiveram reunidos 74 líderes das Juventudes Evangélicas do Sínodo Uruguai da IECLB para a Capacitação de Líderes. Este ano realizada na Casa de Retiros das Paróquias de Luzerna e Joaçaba, situada em Nova Vicenza, Água Doce, SC.
Essa capacitação ocorre anualmente e contou com a presença das Paróquias de: Arabutã, Concórdia, Cunha Porã, Joaçaba, Luzerna, Maravilha e Piratuba.
Esteve conosco Jonatan Neumann- Coordenador do Ministério de Jovens do Movimento Encontrão - que nos presenteou com muito conteúdo e, principalmente, com testemunhos reais e uma grande experiência com JEs em sua vida.
Temas que foram trabalhados durante a capacitação:
Fundamentos Bíblicos e Conceitos Sobre Pequenos Grupos: Jesus capacitou um Pequeno Grupo (12 discípulos). Jonatan nos contou sua experiência com a implantação de PGs. A igreja do Novo Testamento nasceu em uma casa, conforme Atos 1.12-14
Sobre os PGs (Pequenos Grupos):
- Os PGs não tem um fim em si mesmo, mas uma continuidade;
- Capacitam para que novos líderes surjam;
- Tem o propósito de alcançar novas pessoas;
- Se multiplicam e com isso crescem;
Evangelismo: Evangelismo quer dizer: “levar as Boas Novas”. O evangelismo acontece através de relacionamentos. 70 a 90% das pessoas vem por influência à participar da igreja, JEs.
Jesus disse “Ide” e não “Vinde”, eis o propósito da igreja: ir e pregar o Evangelho a toda criatura.
Conforme Paulo em 1 Coríntios 9.16: “Ai de mim se não pregar o Evangelho”. Este também é nosso chamado como igreja de Cristo no mundo.
Crescimento/ Edificação: Debatemos conceitos essenciais para uma edificação saudável e bem elaborada, visando o debate em grupo e como perceber as necessidades dos participantes, sempre baseado na Palavra.
Discipulado: Conforme Mateus 28.19 que diz: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Se falharmos no discipulado a igreja missional certamente falhará. Mike Breen
Temas como postura do discipulador, função, missão e expectativas do discípulo foram trabalhados. Discipular deve ser um ato de amor do cristão. Conhecer a família do discipulador e criar relacionamento com eles é primordial para a eficácia de um bom discipulado.
Ministério e Liderança: Baseado no Livro de Neemias (pré-leitura feita pelos líderes em casa), abordamos atitudes e características de um bom líder, servir com amor, tipos de líderes e vários exemplos bíblicos de líderes como Josué e Moisés.
Em vários momentos nos reunimos com nossos grupos de JEs e debatemos o conteúdo que nos foi repassado e confrontamos com nossa realidade, dialogando e encontrando formas de melhorar os nossos grupos de JEs e sermos mais a igreja do “ide” o qual Jesus nos confiou.
Coordenação JE Sínodo Uruguai