A Campanha Ecumênica da Fraternidade, que será trabalhada durante a quaresma pelas igrejas membro do Conselo nacional de Igrejas cristãs- Conic - foi lançada na tarde desta quarta-feira, em Brasília.
O tema deste ano é Solidariedade e Paz e o lema Felizes os que promovem a paz
Representando a IECLB, estavam os pastores Carlos Möller e Renato Kühne, que leu um mensagem da Presidência aos presentes. Neste comunicado o pastor presidente, Walter Altmann falou da impossibilidade de estar presente e da importância do trabalho ecumênico e da unidade que existe na fé em Cristo e que impulsiona as igrejas a se mobilizarem e trabalharem em prol da Solidariedade e Paz.
Confira abaixo, na íntegra, o comunicado do Pastor Presidente:
Impossibilitado de estar pessoalmente presente no lançamento da Campanha da Fraternidade 2005 – Ecumênica, desejo expressar o regozijo da IECLB com o fato de podermos neste ano, mais uma vez, celebrar de forma ecumênica a campanha da fraternidade. Sem dúvida, essa forma concreta de cooperação entre nossas igrejas, constitui um testemunho eloqüente de comunhão na fé e no serviço, tão indispensável num mundo extremamente fragmentado, também no âmbito das expressões religiosas em nosso país.
Independente das divergências doutrinárias e práticas que ainda temos, e muito mais fundamentais do que elas, há a unidade que reside na fé em Cristo e na certeza de que essa fé nos move em conjunto a um serviço de “solidariedade e paz”, como o tema da Campanha tão bem expressa.
Ao mesmo tempo, sabemos que neste ano, mesmo para além da Campanha da Fraternidade, estaremos sendo convocados para a grande e bonita tarefa de nos prepararmos como igrejas para a 9. Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, a realizar-se em Porto Alegre, em fevereiro de 2006, sob o tema “Deus, em tua graça, transforma o mundo”. Será uma oportunidade única de fortalecermos ainda mais nossa cooperação ecumênica e apresentarmo-nos em nosso compromisso às muitas igrejas de todo o mundo que igualmente estarão se preparando para esse magno evento.
A Campanha da Fraternidade 2005 – Ecumênica insere-se, assim, também nesse marco do ecumenismo mundial. Em primeiro lugar, porém, constitui um compromisso de igrejas em nosso país e um chamado à sociedade brasileira de concretizarmos a cada dia a solidariedade e a paz, acolhendo a promessa de Jesus de que “Felizes são os que promovem a paz” (Mateus 5.9).
Fraternalmente,
Walter Altmann