Balizas no caminho da unidade

Artigo

01/09/2006

A agenda de atividades do Sínodo Norte Catarinense prevê na entrada do segundo semestre de cada ano a realização de Encontros de Corais. O primeiro destes Encontros aconteceu, no terceiro domingo do mês de agosto, na cidade de Guaramirim. Um grupo de corais, sob a coordenação do Núcleo Jaraguá e organizado em parceria com a Paróquia luterana local, reuniu-se no Pavilhão de Eventos daquela cidade. O objetivo era cantar e louvar, rendendo através do canto-coral tributo ao Deus Criador e Salvador. Tanto as pessoas regentes, assim como as mulheres e homens cantores, representando as várias gerações, ensaiaram com afinco e deram o melhor de si. O Encontro, um verdadeiro festival de sons e harmonia cantada, promoveu intercâmbio e integrou grupos de canto-coral e a própria comunidade presente.

Entre os vários detalhes, chamou atenção a apresentação do Coral ecumênico da cidade-comunidade de Corupá; na oportunidade, sob a regência da sra. Helga Seidel. Há vários anos, este grupo se reúne para cantar em celebrações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, bem como em atividades celebrativas da Igreja Católica Romana. Avaliando a existência de um Coral ecumênico, chego à conclusão de que se trata de um excelente instrumento para a promoção do convívio ecumênico. O louvor cantado transforma-se em testemunho vivo de comunidades, que vivem na prática comunitária a comunhão de pessoas integradas em comunidades diferentes, porém dispostas à cooperação no espírito da unidade ecumênica. Juntos os componentes católicos e luteranos entoaram uma peça de Joseph Haydn, cujo tema era: Tributos à Majestade de Deus. Foi significativo ouvir de bocas cantantes: rendemos tributos ao Pai que nos criou e nos amou com eterno amor. É o Senhor que nos guarda em seu amor; por isto, dos céus proclamai glória sem fim. Um exemplo que incentiva e que dá credibilidade à vivência comunitária de base, a partir do espírito de reconciliação embutido em texto e expresso através de uma partitura musical. Espiritualidade ecumênica é espiritualidade encarnada também através dos sons do canto-coral e da música.

Festejamos o testemunho dado em público e agradecemos o belo exemplo, quando corais e músicos juntos prestam tributos à majestade de Deus, que habita no céu e ao mesmo tempo promove a reconciliação na terra. Trata-se, com certeza, de uma oferta de semente importante a serviço da unidade da Igreja. Louvado seja Deus por esta valiosa iniciativa que contribui para a unidade de toda a humanidade. Um Encontro de Corais pode transformar-se em laboratório ecumênico que rompe as fronteiras confessionais, preserva a paz e aproxima tradições eclesiásticas diferentes. Deus nos convoca para esta missão!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Diocese Informa - 09/2006

REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br