As Atividades da Colméia no Centro "Heliodor Hesse" - Agosto de 1973

Jornal da Comunidade - A Cruz no Sul

09/06/2020

 

Contando com uma equipe de professoras, assistente de classe e pedagoga, a Colméia, no Centro Heliodor Hesse, sob a coordenação do Pastor F. D. Otto, desenvolve um trabalho cujo objetivo é o de atender as necessidades intelectuais e sócio-emocionais das crianças desde os dois anos e meio até aos seis anos.

Dentro de um planejamento cuidadoso, seguindo as diretrizes da pedagogia moderna, as crianças são distribuídas em classes maternal, jardim da infância – 1º e 2º, e período preparatório para o primeiro grau, de acordo com suas idades. Nessas três classes é desenvolvido um programa de prontidão geral para o primeiro grau.

Sabemos que a entrada no maternal ou no Jardim da infância, para muitas crianças é o primeiro contato com um grupo social grande. Consequentemente, todo o período que precede ao primeiro grau é um sadio começo de ajustamento à sociedade. Esse período é o alicerce que vem permitir à criança adquirir um sentimento de realização por meio de experiências e ações satisfatórias, de importância em seu mundo social. As professoras da Colméia guiam cada criança no sentido de segurança emocional, das atividades físicas sadias, do ajustamento social estável, do uso de material de maneira criadora e da solução satisfatória dos problemas diários. Procuram dar a cada criança uma oportunidade de experimentar do quanto é capaz, pela participação em atividades e experiências selecionadas.

Por meio das experiências desenvolvidas, do maternal ao jardim da infância, as crianças são estimuladas nas habilidades de pensar, de adquirir vocabulário, nas habilidades físicas, nas suas atitudes e nos seus interesses. As professoras seguem leis bem definidas de aprendizagem. Sabem que deve haver uma maturidade básica ou prontidão para a aquisição de toda a habilidade a ser adquirida, estando sempre atentas ao interesse ou motivação das crianças, sabendo que só assim, estas estarão experimentando sempre uma situação nova levando-a até o fim.

Quais seriam os efeitos desse período planejado para atender as crianças de dois anos e meio aos seis anos?

Um bem equilibrado programa de prontidão geral permite um rico estimulante período de experiência de vida e de aprendizagem com os outros. Ao sair da Colméia, a criança está amadurecida e habilitada a enfrentar e resolver problemas de sua vida diária. Com um bem planejado programa o aluno desenvolve o desejo e a motivação para os próximos anos aprender a ler e a escrever, contar, manipular e se integrar socialmente em grupos cada vez maiores.

PROGRAMA DA COLMÉIA

O programa da Colméia é baseado nas necessidades das crianças onde é dado atenção a tudo que promove o crescimento físico, intelectual e sócio-emocional.

I - ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES FÍSICAS: 1 - Equipamentos dos brinquedos no pátio de recreio que permite atividades vigorosas que promovem habilidades no uso dos grandes músculos. 2 – Jogos ativos e movimentos rítmicos que exigem o uso de todo corpo contribuindo para o desenvolvimento muscular e a coordenação motora. 3 - Modelagem, pintura com pincéis, pintura dedo, execução dos instrumentos de bandinha rítmica, desenho com giz e lápis de cores, brinquedos de armar, que permitem experiências e prática no uso dos pequenos músculos. 4 - Fornecimento da merenda. 5 - Orientação no uso das instalações sanitárias, horas de repouso e atividades ao ar livre.

II - ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES INTELECTUAIS: 1 - Artes plásticas. As crianças em contato com materiais de manipulação  giz, tinta, massa de modelagem, etc.  encontram oportunidade para suas expressões criadoras. 2 - Música. Com os instrumentos da bandinha ou outros recursos sonoros é proporcionado à criança a distinção de tons estimulando a experimentação de várias espécies de ritmos. 3 - Linguagem oral. Desembaraço da linguagem oral, base de leitura e da escrita. Relatos de experiências dos colegas, ouvir estórias, comentários, contar estórias, manuseio de livros, projeções de slides, etc. 4 - Estudos sociais. Observação de seu ambiente imediato, vizinhança e a comunidade. Exposições, estórias, dramatizações, etc. 5 - Conceitos matemáticos. Contagem, distinção de formas, conceitos de partes fracionárias relações espaciais, etc. 6 - Ciências naturais. Observação do que acontece e existe ao redor, passeio ao ar livre, experiências simples, horticultura, cuidado com animais em viveiro, etc.

III - ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SÓCIO-EMOCIONAIS: 1 - Trabalhos individuais. Execução de idéias próprias enfrentando seus problemas e realizando seus planos. 2 - Atividades em grupo. Auto-controle em situação de grupo, aprendendo amabilidades com os colegas e adultos. 3 - Atividades rítmicas. Material de manipulação, dramatização como meio de libertar tensões. 4 - Observação sistemática das crianças e estudos especiais das manifestações de desajustes emocionais. 5 - Entrevistas com pais, para coleta de dados, visando melhor conhecimento da criança. 6 - Reuniões periódicas, para entrosamento entre o lar e a escola.

Concluindo, sabemos que a professora do período preparatório para o primeiro grau tem grandes responsabilidades, entre elas, a de criar um ambiente de amor à escola. O trabalho na Colméia é mais do que guardar ou vigiar a orientação durante uma parte do dia.

Maria Hilda de Melo Carvalho.

Fonte: A Cruz no Sul 1973


 

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