125 anos da Comunidade Luterana em São Bento do Sul/SC

17/06/2012

125 anos 1
125 anos 2
125 anos 3
125 anos 4
125 anos 5
125 anos 6
125 anos 7
125 anos 8
125 anos 9
125 anos 10
1 | 1
Ampliar

No último dia 12 de junho fez exatamente 125 anos que aqui em São Bento do Sul foi oficialmente formada a primeira comunidade Luterana. Esta iniciativa foi em Assembléia com a participação de 51 pessoas que elegeram uma comissão para formar e construir um local para as reuniões desta comunidade em formação.

Todas estas pessoas se prontificaram em doar seu tempo e recursos financeiros para que se pudesse construir uma sede onde deveria ser um local para um futuro pastor residir, sala para oficiar cultos e servir também de sala de aula.

Entre os imigrantes em sua maioria oriundas da Pomerania, Boemia, Austria e Prussia não havia nenhum pastor o que levou a comunidade recém formada a solicitar o envio de um pastor do Supremo Conselho da Igreja em Berlim.

A entidade designou o pastor Wilhem Quast para esta função, tendo o mesmo exercido suas funções nesta região por muito tempo inclusive fazendo um trabalho missionário nas cidades de Rio Negro, Lapa e atendendo as cidades vizinhas como Rio Negrinho e Campo Alegre.Do resultado de um árduo trabalho destes pioneiros podemos comemorar os nossos 125 anos, mas não esquecendo dos vários pastores e abnegados leigos que colaboraram para que esta historia fosse escrita até os dias atuais.

Portanto no ultimo dia 17 de junho celebramos um culto festivo com a presença do pastor Sinodal Inácio Lemke, presidente do SNC Elemer Kroeger, tesoureiro do SNC Vander Meier, outros convidados e a comunidade.

Neste culto também tivemos o privilégio de receber uma comitiva de descendentes do primeiro pastor que participaram conosco de toda a programação.
O culto teve a participação de um conjunto instrumental e o coral que contribuíram para um culto inesquecível.
Apos todos os presentes foram convidados para participar de um almoço comunitário gratuito com direito inclusive de degustar um pedaço de um enorme bolo de aniversário.

Para que tudo desse certo contamos com uma equipe de colaboradores e as senhoras da OASE que comandaram a cozinha
A todos que colaboraram conosco das mais diferentes formas o nosso muito obrigado.
 

Saudação do Presbitério na passagem dos 125 anos da Comunidade

BOM DIA

Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor Deus não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. (Salmo 127. 1 e 2).

No mês de setembro de 1883 chegaram os primeiros imigrantes para ocupar as terras demarcadas pela Sociedade Colonizadora de Hamburgo para formar a colônia agrícola de São Bento.
Esses pioneiros vieram da Pomerania, Boemia, Áustria e de regiões da Prússia Ocidental. A maioria pertencia a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e se fixou, principalmente, na região da estrada da serra neste município.
Muitas foram as dificuldades enfrentadas, como: subsistência da família, moradia, doenças desconhecidas e ausência de um local para de se reunir em comunidade para celebrar a Deus. Estas dificuldades motivaram alguns destes imigrantes a se reunirem, provavelmente em um domingo gelado, no dia 12 de junho de 1887, na casa do Sr. Hermann Linke. Eram 51 pessoas para, em assembleia, deliberarem sobre a formação de uma comissão com a missão de construir uma casa de oração.
A comissão optou por erguer uma construção de alvenaria de 9 por 12 metros que serviria de moradia de um pastor, escola e local de culto.
Diante de dificuldades, a pequena comunidade pediu ao Supremo Conselho da Igreja, em Berlim, que enviasse um pastor para cá. A entidade designou o pastor Wilhem Quast para aqui servir.
O pastor Wilhem veio da Westfália no dia 20 de julho de 1888.
No relato do Pastor Quast, muitas foram as dificuldades para iniciar os trabalhos, devido às precariedades financeiras, de locomoção e comunicação.
Apesar de todos os percalços, em 1889 iniciaram a construção de um templo que foi inaugurado em 1891. E no ano de 1893 por iniciativa do Pastor foi concluída uma Escola chamada Kolumbusschule.
A partir deste dedicado pastor, outros tantos deixaram o seu legado e ajudaram a construir esta comunidade, sendo dignos de nossa imensa gratidão.
A comunidade de São Bento atendia parte de Mafra, Lageado no Paraná, Rio Negrinho e Campo Alegre. Em diferentes épocas, muitas se sentiram fortalecidas e se desmembraram para seguir vida própria, ficando, atualmente, a Paróquia do Centro e dois pontos de pregação, sendo um em Rio Vermelho e outro em Serra Alta.
Nessa trajetória muitos abnegados leigos contribuíram incansavelmente nos trabalhos comunitários, disponibilizando seu tempo e recursos para a sua continuidade. A eles deixamos nossa eterna gratidão.

Às atuais lideranças e aos colaboradores nos mais diversos grupos, como Oase, Coral, Culto, Infantil, Missão criança, Idosos, Ação Social, Organistas, Regentes, Recepcionistas, Entregadores de Jornal, Grupo de Eventos, Jovens, e outros enfim toda a comunidade de São Bento o nosso muito obrigado.
A comunidade, que no último dia 12 completou 125 anos, também se sente no dever de agradecer a todas as instâncias da IECLB, mais especificamente ao Sínodo Norte Catarinense, que sempre trouxe orientação e aconselhamento nas mais diferentes situações.
Muitas dificuldades ainda irão surgir para nós, como Igreja, nos posicionarmos perante uma sociedade em mutação constante. Desafios estes que já nos preocupam, como a precocidade dos jovens, as drogas, a falta de tempo para a convivência familiar e comunitária, a necessidade de abrir espaço na comunidade para excluídos, a formação do jovem para sobreviver em um mundo em que, cada vez, é mais difícil achar o seu espaço.
Quantos desafios que não são menores do que aqueles que nossos antepassados enfrentaram, mas apenas diferentes! Com a ajuda divina deveremos encontrar as formas de nos conduzir nesses novos caminhos.

Jovem que sou, hoje conclamo aos outros que fazem parte desta comunidade para que
juntos escrevamos mais uma etapa desta trajetória.
Parabéns a toda a comunidade pelos seus 125 anos de fundação são os votos de todo o Presbitério.
OBRIGADO
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Evento: Vivência Comunitária Social
Perfil do Evento: Comemoração
ID: 15242
COMUNICAÇÃO
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br